O que será que estão pensando de mim?

Atualizado: 29 de Mai de 2020

Esse post é para você que fica preocupado imaginando "O que as outras pessoas estão pensando sobre mim, sobre o que eu fiz, sobre o que eu disse, sobre minha aparência?"




Se você se identificou, é possível que cometa o Erro de Pensamento de "Leitura de Pensamentos", que é quando você supõe saber o que as outras pessoas estão pensando ou sentindo, sem considerar outras possibilidades.


"Ele acha que sou um chato" ou "Ela está com essa cara porque não gostou de mim" ou "Eles estão rindo porque me acham uma boba".🤯


Quando lemos os pensamentos alheios, a tendência é presumir que as pessoas estão pensando coisas negativas ao nosso respeito ou que elas têm motivos e intenções ruins. Mas a verdade é que a gente não consegue saber ao certo o que a outra pessoa está pensando.

Precisamos controlar nossa tendência de ler as mentes alheias e começar a treinar nosso cérebro para combater esse Erro de Pensamento.


Fale a si mesmo: "Eu posso mesmo saber o que as outras pessoas estão pensando sobre mim? É obvio que não! Então, se eu quiser esclarecimento, tenho que perguntar à pessoa... ou parar totalmente de adivinhar!"


🏆E aqui vão 3 dicas de ouro para quando tiver esse tipo de pensamento:

1️⃣ Pense em quais poderiam ser os outros motivos alternativos para o que você está vendo

2️⃣ Considere que as suas suposições podem estar erradas

3️⃣ Pergunte a pessoa se o que você está pensando é verdade (se achar apropriado)

.

📌 Lembre-se: A leitura da mente funciona mais ou menos como colocar um slide em um projetor. O que você projeta, ou imagina que está acontecendo na mente de outras pessoas, baseia-se muito no que já está na sua.


Para ficar por dentro, me acompanhe aqui e nas redes sociais:

Instagram: @laisbrazilpsi

Facebook: @laisbrazilpsi


Referências: Terapia Cognitiva Comportamental para Leigos - de Rob Wilson e Rhena Branch

The Cognitive Behavioral Therapy Workbook for Personality Disorders - de J. C. Wood


#psicologia#tcc#terapiacognitivocomportamental#psicoterapia#terapia#amor#saudemental#autoestima#psicologiaclinica#autoconhecimento#psicologa#psicologiapositiva#ansiedade#saude#vida#psychology#psicanalise#love#depressao#depress#psiquiatria#amorproprio#psicologiaporamor#familia#psi#psicopedagogia#mente#inteligenciaemocional#bemestar

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo