Você se sente culpado ou magoado por tudo o que acontece?

Quando algo ruim acontece, você fica pensando que isso de alguma forma pode ser sua culpa? Ou frequentemente leva situações aleatórias para o lado pessoal?


Se você respondeu que SIM, é possível que cometa o Erro de Pensamento de "Personalização", que é quando você interpreta as situações como se fossem todas relacionadas a você, levando para o lado pessoal e deixando de fora todos os outros fatores que podem estar influenciando aquela situação.

.

"Ele está de cara feia, devo ter feito alguma coisa", "Ela está séria, deve estar me evitando", "Senti que o 'bom dia' da minha chefe foi diferente, ela não deve ter gostado do meu relatório de ontem".

.

Quando levamos tudo o que acontece para o lado pessoal, isso pode fazer com que você se sinta culpado pelo que aconteceu, por não ter tido a capacidade de evitar; ou pode deixar você magoado ou armado contra as pessoas, e até contra os imprevistos, os interpretando como inimigos que estão tentando te atingir, quando na verdade nada daquilo tem a ver diretamente com você.


Como vimos nos posts anteriores, é possível treinar sua mente para ampliar suas perspectivas e ter respostas mais flexíveis aos pensamentos errados.


🏆Então, aqui vão 2 dicas para quando você tiver esse tipo de pensamento:

1️⃣ Quando se sentir culpado: Eu sou mesmo 100% responsável pelo que aconteceu? O que mais pode ter contribuído para isso? Quem mais é, pelo menos, parcialmente responsável?

2️⃣ Quando levar as coisas para o lado pessoal: Qual seria uma explicação possível para o que aconteceu que não tenha nada a ver comigo?

Para ficar por dentro, me acompanhe aqui e nas redes sociais:

Instagram: @laisbrazilpsi

Facebook: @laisbrazilpsi

Referências: Terapia Cognitiva Comportamental para Leigos - de Rob Wilson e Rhena Branch

The Cognitive Behavioral Therapy Workbook for Personality Disorders - de J. C. Wood

#psicologia #tcc #terapiacognitivocomportamental #psicoterapia #terapia #amor #saudemental #autoestima #psicologiaclinica #autoconhecimento #psicologa #psicologiapositiva #ansiedade #saude #vida #psychology #psicanalise #love #depressao #depress #psiquiatria #amorproprio #psicologiaporamor #familia #psi #psicopedagogia #mente #inteligenciaemocional #bemestar

5 visualizações0 comentário

REDES SOCIAIS

049-facebook_edited.png
002-linkedin_edited.png
060-instagram_edited.png

Para ficar por dentro das novidades, se inscreva abaixo:

RIO DE JANEIRO

Clínica Psicológica da Barra

CEO Offices

Av. João Cabral de Mello Neto, 850

Bloco 3 - Sala 1525 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ 22775-057

Responsável Técnico

Laís Marcelino Brazil

CRP: 05/47298

CPF: 057.983.467-06

Para conferir a política de entrega, cancelamento, reembolso, entre outas, confira os Termos de Uso e Aspectos Legais.