Você tem curiosidade para saber o motivo da Terapia Cognitivo-Comportamental ser a queridinha de tantos Psicólogos e a mais escolhida por tantos clientes? Então vem comigo!
A Terapia Cognitivo-Comportamental (comummente chamada de TCC) é uma das abordagens que um psicólogo pode escolher para servir de base teórica e prática para sua atuação profissional. Ela se destaca, especialmente, por ter uma vasta comprovação empírica na ajuda às pessoas a superarem seus problemas emocionais.
A Terapia Cognitivo-Comportamental se baseia no Modelo Cognitivo, que parte do princípio de que a forma como interpretamos os eventos influenciam nossas emoções, comportamentos e nossa fisiologia. Logo, o que determina a forma como a gente responde emocionalmente não é a situação em si, mas a percepção que tivemos sobre ela, ou seja, a forma como ela é interpretada e pensada.
Essa interpretação não é geralmente muito elaborada, deliberada ou raciocinada, mas se apresenta na forma de pensamentos rápidos e avaliativos, que surgem espontaneamente, e que as vezes nem percebemos.
Esses pensamentos são chamados de “pensamentos automáticos”, e podem aparecer na forma de palavras ou imagens mentais. A origem desses pensamentos automáticos está nas chamadas crenças centrais, ou crenças nucleares, que são o nível mais básico de crenças, e são globais, rígidas e super generalizadas.
Portanto, cada uma das nossas experiências de vida, especialmente quando somos crianças, é processada e armazenada como uma base de regras sobre o que podemos esperar do futuro, e contribuem para a criação das nossas crenças centrais que, uma vez distorcidas da realidade, fazem com que a situação seja percebida de forma também distorcida, gerando emoções, reações e comportamentos disfuncionais.
Quer saber mais? Me acompanhe aqui no blog e nas redes sociais.
Instagram: @laisbrazilpsi
Facebook: @laisbrazilpsi
Referência: Terapia Cognitiva - Teoria e Prática - de Judith S. Beck
#psicologia#tcc#terapiacognitivocomportamental#psicoterapia#terapia#amor#saudemental#autoestima#psicologiaclinica#autoconhecimento#psicologa#psicologiapositiva#ansiedade#saude#vida#psychology#psicanalise#love#depressao#depress#psiquiatria#amorproprio#psicologiaporamor#familia#psi#psicopedagogia#mente#inteligenciaemocional#bemestar#psicologos
Comments